Prazo de entrega do Imposto de Renda

O imposto de Renda é um dos tributos mais tradicionais que se há no Brasil e também um dos mais caros, já que a tributação em cima da sua renda costuma ser grande, para ajudar a arrecada do Governo Federal e fazer com que ele faça obras e melhoria pela população.

Por isso, é de fundamental importância nunca perder o prazo para a entrega desse documento, já que além da multa ser altíssima, ainda existe a questão de sonegação fiscal, a qual, você pode ser indicado caso não entregue esse imposto até a data definida.

Prazo para declaração do Imposto de Renda

Para esse ano, o Governo Federal já definiu o prazo a ser cumprido em cima da entrega do imposto de renda 2017 devidamente preenchido e com as informações corretas.

Qual é o prazo de entrega do Imposto de Renda

Para fazer essa declaração na data correta e também não ter o risco de ser pego na malha fina e nem em nenhum outro tipo de fiscalização do Governo Federal, a melhor atitude a se tomar é entregar esse documento entre o dia 1º de março e até o dia 29 de abril. Essas são as datas de início da entrega e também do final.

Caso você não realize essa entrega nesses dias informados, você terá alguns problemas junto a Justiça e também pela Receita Federal, podendo inclusive ser preso. Por isso, faça essa declaração nas datas indicadas.

Para quem conseguir enviar a declaração no início desse prazo informado, sem erros, omissões ou inconsistências, também vai receber mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso se tenha direito a ela. Por isso a importância de ficar atento a essas datas, para não perder nenhuma oportunidade e estar sempre legalizado nesse tipo de situação.

Valor da multa para quem não entregar esse imposto na data correta

Caso você venha a entregar a sua declaração depois desse prazo estipulado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do valor do imposto que foi calculado, fazendo com esse pagamento fique mais caro e também mais difícil de ser executado.

Além disso, a declaração atrasada do imposto de renda causa uma série de transtornos, como por exemplo, o pagamento dessa multa pelo atraso no boleto e também a chance de ficar retido na malha fina, pela não apresentação desse documento em sua data oficial.

Como fazer essa declaração do Imposto de Renda

A melhor forma de fazer essa declaração do imposto de renda é por meio do próprio programa do imposto de renda promovido pelo Governo Federal. Já que desse modo, vai existir todo um tutorial de como essa declaração deve ser feita e também algumas dicas de preenchimento correto dos gastos e dos ganhos.

Desse modo, a declaração do imposto de renda 2017 não leva mais o tempo que tinha antigamente, podendo ser realizada em até 20, 25 minutos, fazendo com que o processo seja muito mais rápido e prático para o contribuinte.